Patrão da Mozilla demite-se por causa do casamento homossexual

Sociedade • POR

O director geral da Mozilla, Brendan Eich, viu-se obrigado a deixar o cargo que assumiu há apenas uma semana e meia por ter apoiado a campanha contra o casamento homossexual, na Califórnia. Um desfecho que ilustra bem o poder que as redes sociais têm nos dias de hoje.

publicidade

Quando Brendan Eich foi nomeado como director geral da Mozilla no passado dia 24 de Março, houve quem se tenha lembrado que o homem que está entre os fundadores da Mozilla, empresa sobretudo conhecida por desenvolver o navegador da Internet Firefox, financiou a Proposition 8, em 2008. Esta campanha, para a qual Brendan Eich contribuiu com mil dólares, resultou então no chumbo ao casamento entre homossexuais no Estado da Califórnia.

A sua promoção no interior da Mozilla, onde desempenhou diversos cargos ao longo dos anos, motivou uma onda de revolta nas redes sociais, com alguns sites a promoveram verdadeiras campanhas apelando aos seus utilizadores para não usarem o Firefox sob a argumentação de que Brendan Eich é contra a igualdade de direitos para os casais homossexuais.

Perante isto, “Brendan Eich decidiu demitir-se do seu cargo“, confirmou a própria Mozilla no seu blogue oficial, onde o presidente do Conselho Executivo da empresa, Mitchell Baker, também salienta que esta “não esteve à altura” dos acontecimentos. “Nós sabemos porque as pessoas estão magoadas e furiosas e têm razão: é porque não fomos fiéis a nós mesmos. Não reagimos suficientemente depressa quando a controvérsia começou. Pedimos desculpa“, acrescenta ainda Mitchell Baker.

A Mozilla acredita na igualdade e na liberdade de expressão“, trata ainda de salientar o presidente do Conselho Executivo, concluindo que a empresa tem “assalariados com uma grande diversidade de opiniões“.

Quanto a Brendan Eich é definitivamente uma grande perda para a Mozilla, notada e lamentada até pela concorrência da empresa. Conhecido como o criador do Javascript, ele desempenhava o cargo de Chief Technology Officer, sendo o executivo responsável pelas questões científicas e tecnológica da Mozilla, antes de ter sido nomeado director geral.

Sê o primeiro a comentar este artigo!

Comentar Artigo

Campos obrigatórios marcados com *.
O teu e-mail não será mostrado e serve apenas para mostrar o teu avatar definido em gravatar.com.

últimas

Autenticação

RegistarRecuperar senha