Maior casamento homossexual coletivo do mundo celebrou-se no Rio de Janeiro

09/12/2013
O maior casamento coletivo homossexual do mundo, com 132 uniões, foi celebrado este domingo num tribunal do Rio de Janeiro, num ato que reivindica a igualdade destes cidadãos face à lei, segundo os organizadores.
 
YASUYOSHI CHIBA/AFP
A cerimónia realizou-se no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro
TAGS

A cerimónia realizou-se no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e garante a todos os casais os mesmos direitos e deveres que nos enlaces entre homem e mulher.

Os 132 pares já eram uniões estáveis, figura que no Brasil em termos jurídicos equivale a um casamento, ainda que os seus membros sejam considerados solteiros e, como tal, tenham limitações em relação a heranças e outras garantias reservadas aos matrimónios heterossexuais.

Este domingo, estes casais puderam mudar a situação, igualando-se aos outros casamentos, desde que, no passado mês de maio, o Conselho Nacional de Justiça do Brasil legalizou o casamento homossexual.

Os 132 casais puderam convidar até dez familiares e amigos, o que fez com que o auditório onde se celebrou o enlace coletivo se tornasse pequeno.

Todos celebraram a união com gritos e aplausos e, no final, festejaram com um beijo coletivo, depois da tradicional troca de alianças.

Na cerimónia esteve presente o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio dell"Orto, para quem "é muito fácil colocar na Constituição que todos os brasileiros são iguais face à lei, embora seja muito mais difícil concretizá-lo na realidade".

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 



Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled