Casamento "gay" autorizado em mais cinco Estados nos EUA

07/10/2014
Mais de metade dos norte-americanos vive agora em Estados que autorizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma situação viabilizada pelo "silêncio" do supremo tribunal, que se recusou a intervir no debate.
 
Jim Urquhart/Reuters
Homossexuais celebram em Salt Lake City, Utah

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos, a mais alta instância judicial do país, recusou na segunda-feira pronunciar-se sobre os recursos interpostos por cinco Estados onde as leis que proíbem casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram consideradas inválidas pelos tribunais de recurso.

Desta forma, os casais do mesmo sexo vão passar a poder casar-se no Utah, Indiana, Oklahoma, Virgínia e Wisconsin, elevando para 24 o número de estados onde o casamento homossexual é legal. No total, vivem nestes Estados 165 milhões de habitantes, 52% da população norte-americana. Outros seis Estados podem também ser afetados por esta decisão, salienta a AFP.

Na Virgínia, Oklahoma e Utah, já se registaram os primeiros casamentos, em que os casais usaram os novos formulários oficiais onde a palavra "cônjuge" substitui "marido" e "mulher".

"Os estados devem ter o direito de determinar as suas próprias leis sobre o casamento. Mas nós somos uma sociedade de Direito e aplicamos a lei", declarou o governador republicano do Utah, Gary Herbert.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, reiterou que o presidente Barack Obama considera, a título pessoal, que "é um erro impedir os casais do mesmo sexo, que vivem numa relação séria e se querem casar, de o fazer".

No entanto, os juízes do Supremo Tribunal voltaram a declinar a oportunidade de se pronunciarem sobre a questão central do debate, por resolver depois da primeira legalização em Massachussetts, em 2004: a Constituição norte-americana garante aos casais homossexuais o direito de se casarem?

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

1 Comentário
 


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled